sábado, 27 de outubro de 2012

Misturas: Homogênea ou heterogênea



Misturas, como sabemos, são constituídas por mais de uma substância. O ar atmosférico, a água do mar, e até água mineral são misturas. Em nosso dia a dia lidamos muito mais com misturas do que com substâncias puras, mesmo que nem saibamos que algumas o são.

Para entendermos melhor essa questão, é importante conhecermos o conceito de fase, bastante simples e intuitivo. Quando olhamos para uma amostra e conseguimos detectar uma porção uniforme, com características iguais em toda sua extensão, detectamos uma fase. Pense em um copo contendo água do mar. Embora saibamos que se trata de uma mistura, não percebemos qualquer diferença na amostra, ou seja, ela possui apenas uma fase.

Pense agora em um copo contendo água e óleo. Você sabe que eles não se misturam e facilmente identificamos uma porção com água e uma com óleo. Esse sistema (amostra) possui duas fases. Importante: Fases não estão ligadas ao estado físico. Você pode, como no exemplo da água e óleo, ter duas fases líquidas no mesmo sistema.

Misturas homogêneas

 
São aquelas cujos componentes não conseguimos distinguir. Ela é perfeitamente uniforme, portanto monofásica. O ar atmosférico e a água do mar são exemplos de misturas homogêneas.

Misturas heterogêneas

São aquelas formadas por mais de uma fase, ou seja, bifásica, trifásica etc. Nelas conseguimos distinguir mais de um componente. Água e óleo, ar e poeira, são exemplos de misturas heterogêneas.
 


 

Fonte: Fábio Rendelucci. http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/misturas-homogenea-ou-heterogenea-azeotropica-ou-eutetica.htm

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Maquinas Simples



Neste vídeo, gravado no espaço Catavento Cultural e Educacional, em São, Paulo, o professor Aníbal Fonseca explica como as máquinas simples, como alavancas, roldanas e engrenagens facilitam o nosso dia a dia.

Ilha das Flores

Documentário que retrata a destinação do lixo em uma cidade do Rio Grande do Sul e a prioridade que é dada aos seres vivos animais e seres humanos.

Chocante! Vale a pena ver!

Aos meus alunos da 5ª série, será realizado atividade na apostila após a visualização do vídeo.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

TRANSFORMAÇÕES QUIMICAS E FÍSICAS DA MATÉRIA

 
Como distinguir estas transformações ?
As transformações físicas
 
 
 
As transformações físicas são aquelas que ocorrem sem que se formem novas substâncias. Os seja, as substâncias continuam a ser as mesmas, poderão apenas estar mais divididas, por exemplo, ou mudarem de estado físico.
Exemplos de transformações físicas:
  • Um papel que se rasga.
  • Um vidro que se parte.
  • A água que ferve, evaporando-se.
  • Um gelado que derrete.

As transformações químicas
 
 
 
 
 
As  transformações químicas ocorrem, quando existe a formação de novas substâncias, isto é, substâncias com propriedades diferentes das substâncias iniciais.
São exemplos de transformações químicas, muitas das situações que te rodeiam no dia-a-dia, tais como:
  • Quando grelhas um bife.
  • A fruta que amadurece na fruteira.
  • Um fósforo que arde.
  • A fotossíntese realizada pelas plantas.
  • O enferrujamento do ferro.
 

 
No decurso das transformações químicas ou reações químicas em que se formam as novas substâncias, existem algumas evidências facilmente observáveis que permitem verificar a ocorrencia dessas transformações. Por exemplo:
  • Uma mudança de cor.
  • A libertação de um gás.
  • A formação de um sólido.
  • A formação de uma chama.
  • O aparecimento de um cheiro característico.
  • O desaparecimento das substâncias iniciais.


TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
 
Quando grelhamos a carne

 
Ao acender um fósforo

A reação da fotossíntese
 
 

 
Numa transformação química, as substâncias iniciais chamam-se reagentes e as novas substâncias que se formam chamam-se produtos de reação.
As transformações químicas podem ocorrer por:
 
Fonte: http://www.explicatorium.com/CFQ7-Transformacoes-fisicas-e-quimicas.php



EXERCÍCIOS SOBRE TRANSFORMAÇÕES QUIMICAS E FÍSICAS


1. (UFSC) As transformações que ocorrem em um sistema podem ou não ocasionar alteração na constituição da matéria envolvida. De acordo com o enunciado, estão corretas as associações:

a) Digestão de um alimento — fenômeno físico

                                   luz
b) Água oxigenada → água + oxigênio gasoso — reação química

c) Queima de fogos de artifício — fenômeno físico

d) Transformação do gelo em água — fenômeno físico

e) Sublimação do iodo sólido — reação química

 

2. (UFPE) Veja os esquemas a seguir: Classifique cada transformação em fenômeno físico ou químico.

 

                 Corrente elétrica
I. Água              →                       gás hidrogênio, gás oxigênio

                         calor
II. Gelo               →                 água   

                                         luz
III. Água oxigenada        →      água e gás oxigênio    

 

3. (UFPE) Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química?

1) “ O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado”.

2) “ A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos”.

3) “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração.”

4) “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta.”

Estão corretas apenas:

a) 1 e 2

b) 2 e 3

c) 3 e 4

d) 2 e 4

e) 1 e 3

 

4. (UNESP – SP) A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos.

Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite:

I. a evaporação de um ou mais de seus componentes;

II. a decomposição e conseqüente diminuição da quantidade de composto que constitui o princípio ativo;

III. a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde.

Cada um desses processos – I, II, III – corresponde a um tipo de transformação classificada, respectivamente, como:

a) física, física e química

b) física, química e química

c) química, física e física

d) química, física e química

e) química, química e física

 
 
5. Marque as alternativas referentes a fenômenos químicos:

a) Produção  de plásticos a partir do petróleo.

b) Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre.

c) Fabricação da coalhada a partir do leite.

d) Desaparecimento do açúcar ou do sal de cozinha quando colocados e agitados, em pequena quantidade, em determinado volume de água.

f) Prego enferrujado.

g) Queima da gasolina. 

h) Fotossíntese realizada pelas plantas.

i) Decomposição da luz solar por um prisma
 

Fonte: http://exercicios.brasilescola.com/quimica/exercicios-sobre-fenomenos-fisicos-quimicos.htm

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Poluição Biológica da Água


Fonte: http://www.upf.br/nexjor/?p=1819
Entende-se por poluição a contaminação do meio ambiente por diversos desperdícios humanos. No caso mais específico da poluição biológica, refere-se ao lançamento de detritos orgânicos susceptíveis de sofrerem fermentação.
A poluição da água é qualquer alteração que a torna imprópria para o fim a que se destina ou causa danos aos organismos vivos. Contudo, torna-se importante diferenciar os conceitos de poluição e contaminação.

A contaminação refere-se à transmissão de substâncias ou microrganismos nocivos à saúde pela água, por sua vez, poluição não implica necessariamente riscos para a saúde de todos os organismos que fazem uso dos recursos hídricos afectados.
 
Formas de poluição:
* Bactérias, vírus e patozoários com origem doméstica, resultantes da vida quotidiana;
* Lixos arrastados pela água da chuva;
* Resíduos orgânicos de origem vegetal e animal;
* Nutrientes vegetais; como nitratos, fosfato e amónia. Estes poluentes derivam do excesso de fertilizantes usados pela agricultura;
* Sedimentos resultantes das partículas de solo e lodo com origem na erosão das rochas e do solo;
* Calor proveniente da água após a passagem por sistemas de arrefecimento de centros eléctricos ou unidades industriais.
Consequências:
* Redução da concentração de oxigénio dissolvido na água;
* Provoca danos em peixes;
* Choque térmico que leva á morte de organismo;
* Reduz a produtividade agrícola quando a água é utilizada para irrigação;
* Turvação da água;
* Odor intenso;
* Ruptura de redes tróficas;
* Causa problemas nervosos, reprodutivos, a nível do fígado e rins;
* Problemas respiratórios;
* Diarreia;
* Vómitos;
* Sudorese;
* Intoxicações;
* Cancro de pele.
Doenças Transmitidas através da água:
¨ Diretamente: (Através da ingestão de água contaminada)
* Febre tifóide;
* Cólera;
* Febre paratifóide;
* Disenteria bacilar;
* Tifo;
* Amebíase ou disenteria amebiana;
* Hepatite infecciosa;
* Poliomielite.
¨ Indiretamente: (Pelo contato direto ou indireto com a água)
* Esquistossomose;
* Fluorose;
* Malária;
* Febre-amarela;
* Bócio;
* Dengue;
* Tracoma;
* Perturbações gastrointestinais de etiologia escura;
* Infecções dos olhos, ouvidos, gargantas e nariz.

 
Fontes de pesquisa: